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Ácido Linoleico Conjugado | CLA para perda de peso, benefícios CLA e dosagem

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Ácido Linoleico Conjugado: CLA

Se você deseja reduzir sua gordura corporal, a ideia de adquirir o CLA já pode ter passado pela sua cabeça. Antes de prosseguir e adicionar este suplemento ao seu carrinho, leia este artigo para saber mais sobre o CLA e seus muitos benefícios.

O que é o CLA?

CLA vem ganhando muita atenção na indústria de fitness e é uma popularidade crescente entre os freqüentadores de ginástica, fisiculturistas e pessoas que querem queimar gordura. Você já deve ter ouvido falar do CLA, mas talvez esteja se perguntando o que é e como isso está relacionado à perda de peso.

CLA, ou ácido linoléico conjugado, pertence à família ômega de ácidos graxos. Especificamente, o CLA é uma mistura de pelo menos 28 isômeros posicionais e geométricos do ácido linoleico, que é um ácido graxo poliinsaturado ômega-6 essencial. Ácidos graxos essenciais não podem ser produzidos apenas pelo corpo e, portanto, devem ser consumidos através da dieta.

O CLA tem uma série de funções dentro do corpo, pelo que o seu consumo é necessário para um metabolismo alimentar e energético normal e para alcançar um estado nutricional saudável. O CLA pode ser encontrado em alimentos comuns que vêm de produtos animais, incluindo carnes e laticínios, no entanto, um grande aumento no interesse pelos suplementos de CLA emergiu recentemente em relação à sua perda de peso e outros benefícios para a saúde.

Benefícios do CLA

1. CLA para perda de peso e aumento da taxa metabólica

A principal razão pela qual o CLA é tão popular é sua conexão com a perda de peso.

Tem sido proposto que o consumo de CLA pode ajudar a aumentar a perda de peso e diminuir a gordura corporal através de uma série de reações bioquímicas que agem para aumentar a taxa metabólica basal. A nossa taxa metabólica basal é a quantidade mínima de energia que o organismo necessita para funcionar, pelo que um aumento na TMB significa que mais calorias são queimadas para o corpo funcionar.

O CLA está envolvido em uma série de reações metabólicas que regulam o tecido adiposo no corpo. Acredita-se que, através do aumento da TMB, o CLA atue para alterar a relação gordura corporal / músculo e aumentar o gasto energético.

O CLA tem sido de interesse nutricional e científico nas últimas décadas. Inicialmente, o efeito do CLA foi extensivamente estudado em vários modelos animais diferentes, por exemplo, em um estudo de West et al. (1998), o efeito do CLA na gordura corporal e metabolismo energético em camundongos foi examinado durante 6 semanas.

Neste estudo, metade dos ratos receberam um CLA, enquanto a outra metade não recebeu CLA. Após 6 semanas, o estudo revelou que o CLA reduziu significativamente o consumo de energia, a taxa de crescimento e a massa de gordura corporal, independentemente da composição da dieta. Estes resultados demonstram que o CLA é susceptível de aumentar a taxa metabólica em ratos, causando uma redução na gordura corporal.

Mais recentemente, estudos em humanos revelaram os benefícios da suplementação com CLA. Por exemplo, uma meta-análise de 18 estudos de Whigham et al. (2007), concluiu que a suplementação com 3,2g de CLA por dia pode atuar como um complemento eficaz na redução da massa gorda.

O efeito do CLA na perda de peso tem sido visto particularmente entre os indivíduos com excesso de peso. Um estudo que investigou a suplementação a longo prazo durante mais de 2 anos em 134 pessoas revelou que o CLA pode diminuir a massa de gordura corporal em pessoas com excesso de peso e pode realmente ajudar a manter as reduções iniciais de peso a longo prazo.

O efeito do CLA em indivíduos saudáveis ​​foi também analisado por Wadstein et al. (2001) em um estudo duplo-cego randomizado, incluindo participantes saudáveis ​​com IMC e peso normais. O estudo mostrou que o CLA pode ajudar a reduzir a massa de gordura corporal em indivíduos saudáveis, o que pode tornar o CLA um bom complemento para aqueles que praticam regimes regulares de condicionamento físico.

2. Crescimento muscular aprimorado

Apesar de uma diminuição no percentual de gordura corporal, uma diminuição geral no peso muitas vezes não é observada. Isso ocorre porque o CLA tem demonstrado aumentar efetivamente a relação entre músculo e gordura e agir para aumentar o crescimento da massa muscular magra. Como os músculos são metabolicamente ativos, um aumento na massa muscular significa que o corpo queima mais calorias em repouso.

3. Reduz o colesterol e os níveis de glicose no sangue

Existem também vários outros benefícios de saúde associados a esta suplementação de CLA. Por exemplo, o CLA demonstrou ajudar a reduzir a pressão sanguínea, a sensibilidade à insulina e os níveis de glicose no sangue, reduzindo o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares. Por exemplo, Kritchevsky et al. (1994) descobriram que a suplementação com 0.5g por dia de CLA em coelhos causou uma redução significativa no LDL e no colesterol total, e um exame no coração de coelhos mostrou níveis mais baixos de aterosclerose quando comparados com coelhos que não receberam tratamento com CLA.

Uma meta-análise em humanos por Brown et al. (2003) também concluíram que, como o CLA pode aumentar o uso de gordura armazenada como energia, ele também pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e agir como um antioxidante através de mecanismos específicos de isômeros para reduzir a pressão arterial e a sensibilidade à insulina. Acredita-se, portanto, que o CLA tenha propriedades antidiabéticas, inclusive melhorando a sensibilidade à insulina, com base nas reduções nos níveis de glicose e insulina em jejum.

4. Ajuda o sistema imunológico

Ao fazer dieta e se exercitar regularmente, o corpo pode ficar deprimido e se tornar mais suscetível a doenças. No entanto, a suplementação com CLA pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Em vários estudos, o CLA demonstrou aumentar a resposta do sistema imunológico e pode também agir para prevenir os efeitos catabólicos (quebra de tecido) do sistema imunológico durante os períodos de doença.

CLA Efeitos colaterais

Até o momento, não houve efeitos colaterais nocivos relatados da suplementação com CLA. Em casos extremamente raros, a suplementação com ácido linoléico conjugado pode causar náusea ou mal-estar estomacal, no entanto, esses efeitos tendem a diminuir quando o CLA é consumido com as refeições.

Fontes de CLA

O CLA pode ser encontrado em vários alimentos comumente consumidos. Em particular, produtos de origem animal, incluindo carne e produtos lácteos.

No entanto, para alcançar todos os benefícios do CLA, a quantidade consumida apenas através da dieta nem sempre é suficiente. CLA comprimidos e cápsulas podem ser adicionados ao seu plano de dieta e regime de treinamento.

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