Seja bem-vindo ao Pró Suplementos
Horário de atendimento: 8h até as 22h
Chat: 8h as 22h todos os dias contato@prosuplementos.com.br
Close
rio de janeiro
Chat: 8h as 22h todos os dias contato@prosuplementos.com.br
Horário de atendimento: 8h até as 22h

O que é cardo de leite? | Benefícios, efeitos colaterais e dosagem

O que é cardo de leite? | Benefícios, efeitos colaterais e dosagem
Vote!

Cardo de leite (em latim chamado Silybum Marianum) tem sido usado em toda a Europa desde o primeiro século e foi até documentado em textos históricos, incluindo as obras de Plínio, o Velho, um historiador romano e autor que escreveu a primeira enciclopédia da história natural. As folhas, flores e raízes dessa planta foram comidas como vegetais, e seus frutos semelhantes a sementes foram consumidos por centenas de anos como alternativa de café.

No entanto, agora parece ressurgir em popularidade como uma ajuda de saúde. Este artigo examinará a teoria científica que apóia seus benefícios e o ajudará a decidir se vale a pena acrescentar ao seu regime de saúde.

O que é cardo de leite?

Cardo de leite é uma erva alta que cresce a cerca de 10 metros de altura em vários cantos do globo, incluindo a Europa do Sul e Ocidental, América do Sul e os Estados Unidos orientais. Caracteristicamente, tem grandes flores arroxeadas e pequenos frutos duros como sementes (chamados aquênios) que são a fonte de suas propriedades medicinais.

De fato, as sementes secas contêm aproximadamente 1 a 4% da mistura de flavonóides, a silimarina. São essas sementes que são usadas para criar o extrato concentrado de silimarina que tem uma porcentagem maior de flavonolignanos, flavonóides, ácidos graxos e outros compostos naturais de plantas, que têm vários efeitos reguladores sobre nosso metabolismo, de 65 a 80%.

O mais importante desses vários compostos parece ser a silibinina, descoberta em 1959 e designada como o principal ingrediente ativo da silimarina. Como tal, você sempre verá a concentração ou quantidade de silimarina e silibinina declaradas nos pacotes de extrato de leite de cardo.

Benefícios do Cardo Mariano

Os benefícios da silimarina são reconhecidos há muito tempo em pessoas com distúrbios hepáticos. Na verdade, ela é considerada a droga padrão ouro para tratar problemas hepáticos, e o cardo mariano tem sido uma alternativa fitoterápica tradicional para essa população. Pesquisas indicam que a silimarina proporciona benefícios anti-oxidantes e quimioprotetores para o fígado.

Entretanto, seus benefícios também foram ampliados por meio de pesquisas em seu uso para o coração, sistema nervoso e rins. Examinaremos os benefícios propostos da silimarina mais de perto.

O Milk Thistle é um anti-oxidante?

Vale a pena descrever porque os anti-oxidantes são tão importantes. Somos dependentes de oxigênio para nossa sobrevivência. No entanto, um subproduto do uso de oxigênio para o metabolismo é a formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) ou radicais livres, que usamos para sinalização celular e homeostase.

EROs incluem peróxidos, superóxido e radical hidroxila, que têm efeitos negativos sobre o nosso corpo como facilitadores de danos oxidativos, envelhecimento e doenças relacionadas à idade.

É claro que, para sobreviver, desenvolvemos mecanismos de proteção específicos para lidar com EROs e prevenir o estresse oxidativo, e é a presença de antioxidantes naturais em organismos que permitem que esses mecanismos funcionem.

A silimarina contribui para a nossa proteção oxidativa de várias maneiras.

Esses incluem:

  • Eliminando diretamente os radicais livres (e, em essência, removendo os radicais livres do ambiente celular);
  • Inibindo enzimas que permitem a formação de radicais livres;
  • Mantendo a cadeia de transporte de elétrons durante condições de estresse;
  • Ativando enzimas antioxidantes e fatores de transcrição responsáveis ​​pela síntese de moléculas protetoras (como tiorredoxina e HSP);
  • Reduzindo a resposta inflamatória através da inibição das vias do NF-κB (que é um complexo proteico que regula a resposta imune).

Com base nesses mecanismos, há uma vasta gama de pesquisas que examinam a influência da silimarina em animais e pessoas.

Por exemplo, experimentos em ratos demonstraram que um ciclo de duas semanas de silibinina preveniu a peroxidação lipídica induzida por drogas, que é apoiada por experimentos de laboratório que examinam o efeito preventivo da silibinina na peroxidação de lipoproteínas de baixa densidade.

Em outros experimentos, a silibinina também mostrou um benefício protetor anti-oxidante significativo para ratos expostos à sobrecarga crônica de ferro e preveniu a toxicidade hepática (25). Em estudos em pessoas, os benefícios antioxidantes da silimarina foram demonstrados em pessoas com cirrose alcoólica pela silimarina, aumentando os níveis da enzima superóxido dismutase em glóbulos vermelhos e brancos. Essa enzima decompõe o superóxido de radical livre, impedindo assim o dano celular oxidativo.

Cardo Mariano (Silimarina) | Usos baseados em evidências

Doença hepática

Como afirmado anteriormente, historicamente o principal alvo da suplementação de cardo de leite tem sido a redução da doença hepática. De fato, na Europa, a silimarina é usada para controlar o impacto de várias toxinas que causam danos no fígado. Estes incluem álcool, agentes quimioterápicos e paracetamol.

Em estudos clínicos, o uso de silimarina mostrou facilitar a proteção contra danos no fígado, e um dos principais atributos da silimarina foram identificados são suas funções antioxidantes.

No entanto, esse não é seu único benefício. Outra função importante identificada é a redução de enzimas hepáticas específicas envolvidas no dano celular hepático.

Em um grande estudo com 2.637 pessoas com doença hepática, o tratamento com extrato de leite de cardo por 8 semanas resultou em reduções substanciais nas enzimas hepáticas e um aumento na satisfação do tratamento pelo médico em 88% dos casos.

Achados semelhantes foram encontrados em vários ensaios clínicos randomizados do mesmo extrato naqueles com doença hepática induzida pelo álcool durante um período de 4 semanas.

Além disso, o cardo de leite tem mais influência na capacidade regenerativa do fígado; auxilia na formação de novas células hepáticas e fornece mais proteção celular, estabilizando as membranas das células do fígado para evitar a entrada de toxinas nas células.

O maior impacto desses benefícios fisiológicos é o impedimento da fibrose e da cirrose devido à inflamação excessiva do fígado (comumente observada no alcoolismo); melhora da função imunológica e resposta a danos no fígado; e reduziu significativamente a mortalidade (20%).

Função endócrina

Estudos em animais e em pessoas mostram que a silimarina proporciona um benefício protetor para o pâncreas no diabetes.

Em experimentos com ratos expostos a diabetes induzido, o pâncreas recebeu proteção da silimarina contra o estresse oxidativo e níveis sustentados de glicose, enquanto inibia a secreção de insulina.

Em estudos  com pessoas com cirrose alcoólica e diabetes insulino-dependente, extrato de cardo de leite mostrou reduções significativas na glicemia média diária, glicemia de jejum, perda de glicose na urina e necessidade de insulina em 6 meses. Naturalmente, todos esses fatores indicam melhor controle glicêmico e menor risco associado ao diabetes não controlado.

Sistema Imune: Anti-inflamatório

Outro benefício do cardo de leite é o efeito da silibinina sobre o nosso sistema imunológico, portanto, sua capacidade de combater a infecção e a inflamação.

Por exemplo, naqueles com cirrose alcoólica, uma variedade de componentes do sistema imunológico é reforçada quando a silimarina é fornecida. Isso inclui a transformação de linfoblastos que são glóbulos brancos imaturos que podem se desenvolver em nossas células assassinas naturais (linfócitos) e auxiliar na remoção de agentes infecciosos através de nosso sistema linfático.

Além disso, nesta população, a silimarina também induz uma redução significativa da linfocitotoxicidade, indicando a maior saúde das células linfáticas e uma resposta mais eficaz do sistema imunológico.

Em pessoas saudáveis, a silibinina fornece benefícios similares, mas notavelmente é descoberto que a suplementação de extrato de cardo de leite pode aumentar a motilidade (movimento) do nosso sistema imunológico mais potente em relação às células brancas do sangue (leucócitos). Isto sugeriria uma resposta imune aumentada à infecção ou reação inflamatória (por exemplo, por lesão).

Antineoplásico: quimioprevenção

Um benefício final do cardo de leite e suas partes constituintes é surpreendentemente um efeito quimiopreventivo – que é onde ele é usado para tratar o câncer.

A quantidade predominante de pesquisa de silimarina e silibinina foi em experimentos de laboratório com células (em vez de em seres humanos sujeitos de teste). Por exemplo, os benefícios do tratamento do câncer foram observados em linhas celulares de pele humana e de camundongo, próstata e câncer de mama.

Além disso, os efeitos de proteção celular são observados em células de fígado de roedor e traqueia quando expostos a carcinógenos, e proteção semelhante foi observada em células testiculares humanas.

Provavelmente, de forma mais impressionante, houve também um estudo de caso documentado de um homem de 52 anos que foi submetido a uma biópsia e foi diagnosticado com a forma mais comum de câncer de fígado, um hepatoma maligno.

Surpreendentemente, este câncer foi visto para resolver espontaneamente após a automedicação por 450mg de silimarina pelo cavalheiro em questão. Agora, embora eu não recomende a automedicação para o câncer conhecido, isso enfatiza a saúde verdadeiramente ativa vantajosa para você se o cardo de leite se tornasse parte de seu regime de suplemento de saúde.

Segurança e efeitos colaterais

Estudos envolvendo vários milhares de indivíduos foram incapazes de mostrar qualquer cuidado significativo ou efeitos colaterais ao consumo de cardo leiteiro. De fato, a prevalência de efeitos colaterais é baixa e geralmente limitada a distúrbios leves do estômago.

Como sempre, a cautela é sempre sábia em certas populações (por exemplo, durante a gravidez e a infância) – no entanto, presume-se segura, pois há muito tempo é consumida como fonte de alimento e nenhum efeito negativo foi relatado historicamente (60).

Dosagem

Uma variedade de doses tem sido descrita na literatura entre 280-800mg de silimarina por dia, e a concentração média de silimarina no extrato de leite de cardo é descrita como entre 70 e 80%.

Alguns estudos descrevem uma dosagem de 100mg de silimarina três vezes ao dia, já que a absorção dos suplementos é considerada ótima com este regime (61). Como tal, a maioria das recomendações sugere 100 a 200mg três vezes ao dia ao lado de suas refeições.

Conclusão

Muitas vezes, quando você mergulha na teoria científica que cerca os suplementos de ervas, você se vê carente. Às vezes, os gurus remédio natural superestimar o impacto de alguns suplementos de ervas, no entanto, este não é o caso do cardo de leite.

O uso histórico e o apoio científico são a favor do uso dessa erva como um agente protetor anti-oxidante e celular. Duas boas razões para considerar seu uso em seu regime nutricional diário.

Fazer um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.